Estudo Bíblico
O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL – I
Texto Áureo – Is. 9:6
Introdução
Inicialmente gostaria de afirmar bem claro que não tenho a menor intenção em agredir suas tradições e seus costumes quanto à comemoração do natal. O objetivo deste estudo é esclarecer os fatos históricos, confrontar tradições e costumes com os ensinamentos bíblicos e deixar que cada irmão tire suas próprias conclusões, sem com isto, querer impor a ninguém aceitar meu ponto de vista.
Pensando bem, o que é o Natal?
Muitos dirão: "É a comemoração do nascimento de Jesus Cristo". Mesmo para a maioria dos cristãos o que isto significa não é muito fácil de se entender. Mas atualmente, até o Japão que é um país budista, comemora também o Natal. Então se pergunta: "Que espírito é este do Natal"? Na verdade, natal é sinônimo de paganismo e exploração comercial.
Paganismo? Se pesquisarmos um pouco, veremos que o Natal atual tem todas as características de uma festa pagã. Vejamos alguns exemplos:
Pinheiros - Os escandinavos (Montanhas que começam na Noruega, passam pela Suécia até chegar à Finlândia) adoravam árvores e sacrifícios eram feitos debaixo das árvores ao deus Thor. A Enciclopédia Barsa descreve que a árvore de Natal tem origem germânica, datando do tempo de São Bonifácio (800 d.C.). Os pagãos germânicos faziam sacrifícios ao carvalho sagrado de Odim (demônio das tempestades) e ao seu filho Thor.
O ato de cortar as árvores para enfeitá-las é bem antigo. Vejamos o que diz o profeta Jeremias (10:3 e 4): "... porque os costumes dos povos são vaidades, pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam para que não se movam...". Quando os pagãos se tornaram cristãos, normalmente sem uma profunda experiência com Jesus, levaram consigo todos os seus costumes.
Presépio - Foi instituído no século XIII por São Francisco de Assis, que quis representar o cenário no qual Jesus nasceu.
Papai Noel
Noel, em francês, significa Natal. Porém, esta palavra não consta na Bíblia e sua origem, é incerta. Há, contudo, aqueles que ligam o mito Papai Noel com a lenda de São Nicolau, Bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. A Holanda o escolheu como patrono das crianças e neste dia era costume dar presentes. Este costume, então, se espalhou pela Europa. Os noruegueses criam que a deusa HerthaTudo isto foi descaracterizando o verdadeiro espírito do Natal. aparecia na lareira e trazia consigo sorte para o lar. A lenda conta que as crianças colocavam seus sapatinhos na janela e São Nicolau passava de noite colocando chocolates e caramelos dentro dos sapatos.
AFINAL, QUANDO NASCEU YESHUA (Jesus)?
Trataremos este assunto na próxima semana. Aguardem!