MOMENTO TEOLÓGICO
O que é Teologia?
Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "Deus" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre Deus. No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo suíço Karl Barth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões.
O que é teologia sistemática?
É a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias. A Teologia Sistemática se dedica ao estudo ordenado sobre; Deus, Homem, Anjos, Espírito Santo, Cristo, Pecado, Igreja, Salvação, Bíblia e últimas coisa, não necessariamente nesta ordem.
Do que precisamos para começar o nosso estudo sobre teologia sistemática?
- Um coração disposto a aprender - Sl. 5:17.
- Entender que o estudo teológico é uma necessidade - Os. 6:3.
- Começar pela compreenção das Escrituras Sagradas - 2 Tm. :15.
Bíblia Sagrada
O nosso momento teológico começa pelo conhecimento da Palavra de Deus; a Bíblia Sagrada. Ela é a nossa principal fonte de pesquisa! No entanto, existem bons livros no mercado, tais como; "Teologia Sistemática de Langston", "Teologia Sistemática de Eurico Bergstén" CPAD. E ainda a "Teologia Sistemática de BerKhof", todos a preço bem acsessivel.
Bibliologia
O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C. A coleção de escritos considerados pela Igreja cristã como inspirados por Deus. O termo "Bíblia" é de origem grega e quer dizer "Livrinhos". A Bíblia tem 66 Livros e se divide em duas partes: ANTIGO TESTAMENTO (39 Livros) e NOVO TESTAMENTO (27 Livros). O AT foi escrito em HEBRAICO, com exceção de alguns trechos escritos em ARAMAICO. O NT foi escrito em GREGO.
Na próxima semana tem mais! Um abraço!
Carlos Cezar; Pastor e Teologo
Aula Ministrada em 20 de setembro de 2010.
Como já falamos na aula passada, a Bíblia tem 66 livros esta dividida em duas partes; velho e novo testamento. A Bíblia que contém 1.189 capítulos e 31.173 versículos, difere da Bíblia Católica por não conter os livros chamados APÓCRIFOS (escondidos; não autorizados).
APÓCRIFOS
Livros que o Concílio de Trento, em 1546, declarou inspirados, embora não fizessem parte do CÂNON DO AT estabelecido pelos judeus da Palestina. Os católicos chamam esses livros de “deuterocanônicos”, isto é, pertencentes ao “segundo cânon”. “Protocanônicos” (pertencentes ao primeiro cânon) são os livros do AT que os judeus da Palestina consideravam inspirados, e esses são aceitos tanto pelos católicos como pelos evangélicos. Os livros apócrifos aceitos pelos católicos são os seguintes: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico ou Sirácida, Baruque, Epístola de Jeremias, Primeiro e Segundo Macabeus e os acréscimos a Ester (Ester Grego) e a Daniel (A Oração de Azarias, A Canção dos Três Jovens e as histórias de Suzana e de Bel e do Dragão). Além desses existem outros livros que não são considerados inspirados, os quais os evangélicos chamam de PSEUDEPÍGRAFOS, e os católicos, de “apócrifos”. V. SEPTUAGINTA.
O QUE É TEOLOGIA?
Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "Deus" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre Deus.
O estudo teológico abrange uma vastidão de matérias. No campo da sistemática, por exemplo, se estuda; “Deus”, Anjos, Homem, Espírito Santo, Pecado, Salvação, Cristo, Igreja, Doutrina das Últimas Coisas, não necessariamente nesta ordem.